
A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica. Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz.
Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer.
A cada ano, cerca de 20 mil pessoas morrem em consequência dessa doença. No Brasil, ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti fêmea.
Uma pessoa que teve dengue se torna imune ao sorotipo que provocou a doença, no entanto, existe o risco de se infectar novamente. Uma pessoa portadora não passa dengue para outro indivíduo.
DICAS PARA SE COMBATER A DENGUECaixa d’água: Mantenha a sua caixa d’água sempre muito bem tampada.
Pratinho de vaso de planta ou de xaxim, dentro e fora de casa: Escorra a água. Coloque areia até a borda do pratinho
Pratinho de vaso de planta ou de xaxim, dentro e fora de casa: Escorra a água. Coloque areia até a borda do pratinho
Lixeira dentro e fora de casa: feche bem o saco plástico e mantenha a lixeira tampada.
Tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável ou qualquer outro objeto que possa acumular água: coloque tudo em um saco plástico.
Tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável ou qualquer outro objeto que possa acumular água: coloque tudo em um saco plástico.
Vasilhame para água de animal doméstico: Lave com bucha e sabão em água corrente, pelo menos uma vez por semana.
Vaso sanitário: Deixe a tampa sempre fechada.
Ralo de cozinha, de banheiro, de sauna e de ducha: Verifique se há entupimento. Se não estiver utilizando, mantenha - os fechados.
Bandeja externa de geladeira: Retire sempre a água. Lave com água e sabão.
Suporte de garrafão de água mineral: Lave bem o local onde a água fica acumulada sempre que for trocar o garrafão.
Lago, cascata, espelho d’água decorativo: Mantenha sempre limpo. Crie peixes, pois eles se alimentam de larvas.
Entulho e lixo: Evite acumular entulho e lixo.
Piscina: Trate a água com cloro. Limpe uma vez por semana. Se não for usá-la, cubra bem. Se estiver vazia, coloque um quilo de sal no ponto mais raso.
Calha de água da chuva: Verifique se não está entupida. Remova folhas ou outros materiais que possam impedir o escoamento da água.
Pneu velho: Entregue ao serviço de limpeza urbana. Caso realmente precise mantê-lo, guarde em local coberto.
Garrafa de vidro ou pet, balde, vaso de planta: Guarde vazio e com a boca para baixo.
FONTE: Jornal Independente
Nenhum comentário:
Postar um comentário