VEREADOR VÍTOR DA FARMÁCIA

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

DENGUE: PREVENIR AINDA É A MELHOR SOLUÇÃO!

Aedes aegypti é o mosquito das aglomerações: fique longe dele
A dengue vem avançando. Em Guarulhos, com as fortes chuvas do mês de janeiro, diversos lugares estão se tornando criadouros do Aedes aegypti, temos recebido no Jornal Independente denúncias de populares indicando possíveis locais que se tornam criadouros. Em alguns bairros constatamos terrenos baldios, muito lixo, prédios e casas abandonadas eternos criadouros, como disse dona Laura “Vejam em pleno centro da cidade este prédio abandonado, cheio de esternos criadouros”. O prédio ao qual ela se refere é na rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, no Jardim Zaira, conhecido como prédio do falecido ex-prefeito Néfi Tales. Outra denúncia também no centro da cidade é referente aos bueiros e poças d’agua na Paulo Faccini próximo ao MC Donald.


A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica. Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz.

Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer.

A cada ano, cerca de 20 mil pessoas morrem em consequência dessa doença. No Brasil, ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti fêmea.
Uma pessoa que teve dengue se torna imune ao sorotipo que provocou a doença, no entanto, existe o risco de se infectar novamente. Uma pessoa portadora não passa dengue para outro indivíduo.
DICAS PARA SE COMBATER A DENGUECaixa d’água: Mantenha a sua caixa d’água sempre muito bem tampada.
Pratinho de vaso de planta ou de xaxim, dentro e fora de casa: Escorra a água. Coloque areia até a borda do pratinho
Lixeira dentro e fora de casa: feche bem o saco plástico e mantenha a lixeira tampada.
Tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável ou qualquer outro objeto que possa acumular água: coloque tudo em um saco plástico.

Vasilhame para água de animal doméstico: Lave com bucha e sabão em água corrente, pelo menos uma vez por semana.

Vaso sanitário: Deixe a tampa sempre fechada.

Ralo de cozinha, de banheiro, de sauna e de ducha: Verifique se há entupimento. Se não estiver utilizando, mantenha - os fechados.

Bandeja externa de geladeira: Retire sempre a água. Lave com água e sabão.
Suporte de garrafão de água mineral: Lave bem o local onde a água fica acumulada sempre que for trocar o garrafão.

Lago, cascata, espelho d’água decorativo: Mantenha sempre limpo. Crie peixes, pois eles se alimentam de larvas.

Entulho e lixo: Evite acumular entulho e lixo.

Piscina: Trate a água com cloro. Limpe uma vez por semana. Se não for usá-la, cubra bem. Se estiver vazia, coloque um quilo de sal no ponto mais raso.

Calha de água da chuva: Verifique se não está entupida. Remova folhas ou outros materiais que possam impedir o escoamento da água.

Pneu velho: Entregue ao serviço de limpeza urbana. Caso realmente precise mantê-lo, guarde em local coberto.

Garrafa de vidro ou pet, balde, vaso de planta: Guarde vazio e com a boca para baixo.
FONTE: Jornal Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário